Dicas de Atendimento ao Cliente – Katia Gomes
Hoje eu e a minha irmã fomos a uma ótica comprar um óculos, porém a experiência foi frustrante !!
Vou contar a história, vamos lá:
Optamos por uma Ótica que fica próxima do nosso escritório, em uma grande avenida no bairro do Tatuapé, portanto se trata de uma loja de bairro.
Esta visita à Ótica, só fortaleceu o meu pensamento sobre a importância da qualidade no atendimento ao cliente e do visual de uma empresa.
Problema antes de chegar na loja !
O problema começou antes de entrarmos na loja… não encontramos vaga para estacionar. A loja não tinha estacionamento e nas redondezas era impossível conseguir uma vaga, por isso fomos obrigadas a deixar o carro em um estacionamento relativamente próximo e andar alguns metros, embaixo de um sol escaldante e calçadas esburacadas, estress total ….
Infraestrutura e Atendimento – Ambos Ruins
Ao entrarmos na loja nos deparamos com uma decoração pobre, cadeiras desconfortáveis e empoeiradas, ou seja um ambiente desagradável.
A funcionária da loja até tentou nos atender, mas faltava a ela treinamento, uniforme, mostruário, enfim, ela estava perdida.
Ela foi nitidamente “largada” pelo dono da loja com a difícil tarefa de encantar os clientes e vender os produtos, porém esta não é uma tarefa nada fácil.
É impossível para qualquer funcionário atender com excelência se ele não receber um bom respaldo da empresa. Além de conhecimento técnico, o carisma também é muito importante, contudo esse é um atributo pessoal de cada indivíduo.
Para que alguém possa “encantar” um cliente, é necessário primeiramente que esse alguém conheça o produto que está vendendo, por isso treinamento é essencial !!
Além de todos estes pontos negativos, veio a gota d´agua, os preços eram mais caros dos que os preços cobrados por uma grande a loja do Shopping que oferece estacionamento e um atendimento de 1ª linha. É verdade que o estacionamento é pago, mas na minha opinião vale a pena pela conforto oferecido aos clientes.
Além do estacionamento o Shopping oferece:
- uma loja bonita, com ar condicionado possibilitando um ambiente agradável;
- poltronas super confortáveis onde os clientes podem provar diversos modelos de óculos;
- atendimento gentil e eficiente, proporcionando ao cliente uma boa experiência.
Reflexão – Como é o atendimento na sua empresa ?
Então, meus amigos, pensem nestas dicas de atendimento ao cliente e analisem as suas empresas.
Nós empresários temos que prestar muita atenção e saber se a nossa empresa se parece com a ótica do bairro ou com a ótica do Shopping, para isso basta responder uma simples pergunta:
Se você fosse um cliente, você compraria o produto da sua empresa ou do seu concorrente?
Vamos pensar!
Katia Aparecida Gomes
Contadora – Sócia da Kaed Assessoria Contábil
Veja aqui outros artigos sobre atendimento ao cliente:
Blog Conta Azul: https://blog.contaazul.com/tecnicas-de-atendimento-perfeitas-para-encantar-clientes