Ações Trabalhistas – Como evitar?

Ações Trabalhistas – Como evitar?

Não tem como prevenir 100% que os empregados entrem com ações trabalhistas contra a sua empresa, mas diante dos poucos casos que tive na minha empresa e observando os clientes que sofrem constantemente ações trabalhistas, seguem alguma DICAS:

  1. Sigas as regras trabalhistas – cumpra a CLT

Parece óbvio, mas muitas empresas deixam de seguir as regras, tentam dar um jeitinho e pagam um preço alto, então antes de pensar em contratar alguém verifique os custos com impostos, benefícios e demais verbas trabalhistas, eu já vi vários casos em que o empresário se empolga, oferece um salário maior do que o mercado paga e depois se depara com custos que ele não fazia ideia que teria que arcar.

Se fazendo tudo certo, você não fica 100% livre de ter um problema, imagina fazendo errado….

  1. Entrevista de Saída da empresa

Tenha o hábito de ouvir os colaboradores que estão se desligando da empresa por iniciativa deles, peça a pessoa para lhe dizer o motivo que a fez decidir sair da empresa, faça isso de forma empática, não fique na defensiva, você vai se surpreender com o que vai ouvir, pode ter problemas em algum departamento da sua empresa que você não saiba, as vezes o gerente é o problema, mas é vezes faltam recursos, por exemplo processos adequados, maquinários e etc.

Tendo ciência dos motivos que levam os seus colaboradores a pedir demissão, você conseguirá entender como melhorar o seu ambiente e assim evitar que as pessoas fiquem insatisfeitas e que entrem com ações trabalhistas no futuro.

  1. Identifique as MAÇÃS PODRES

Todo mundo já ouviu essa expressão: aqui tem uma “maçã podre”, fulano de tal é a maçã podre da empresa… então esse ponto é bem importante, muitas vezes apenas UM colaborador  pode influenciar negativamente muitas pessoas do seu time.

É  aquele perfil reclamão, que vive falando mal da empresa, fala mal dos clientes, do plano de saúde, não gosta de nada, fala mal do uniforme, fala muito mal do chefe, fala mal até do cafezinho… tudo é ruim pra ele, parece que ele tem raiva do patrão, raiva do gerente, é um invejoso de mão cheia.

Elimine urgentemente esse perfil, demita, simples assim, mesmo que ele seja o seu melhor técnico, o mais importante é o comportamento, eu demorei muito para aprender isso, manter colabores com perfil de maças podres por muito tempo só porque vocês os considerada  “bons tecnicamente”, é besteira viu… o profissional tem que ter uma boa técnica sim, mas precisa primeiramente ser uma BOA PESSOA, essa dica é importante demais !! 

  1. Tratamento – relacionamento pessoal

Eu acho que essa dica é mais importante, não vou te dizer que você precisa bajular os seus empregados, fazer média, nada disso, apenas trate-os com respeito, siga a carga horária, pague horas extras ou banco de horas quando precisar que os horários sejam estendidos, faça tudo de forma mais transparente possível.

Não dê “bronquinhas” desnecessárias, você pode chamar para uma conversa e apontar os problemas de forma respeitosa, sem usar palavras ofensivas, sem constranger, trate-os como você gostaria de ser tratado, a palavra é EMPATIA, sempre e com todos.

Não é ser bobo e fazer tudo o que todo mundo pedir, não, você precisa gerenciar a sua empresa, e não pode conceder privilégios apenas para um ou outro colaborador, aliás isso é horrível, as pessoas se sentem injustiçadas e o clima fica horrível, mas se for possível atender um pedido específico sem prejudicar os demais, porque não fazer ? 

Já foi comprovado que a maioria das ações trabalhistas são motivadas por questões de mágoa e ressentimento.

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